A University of Sydney e a University of Technology, Sydney desenvolveram e lideram o BOSSA. O projeto foi financiado pelo Australian Research Council (ARC) e indústria (Brookfied-Multiplex, Investa, GPT, Stockland and ARUP). BOSSA Time-Lapse pode ser usada para WELL Building Standard, NABERS IE e Green Building Council of Australia (Green Star-Performance). No Brasil, o BOSSA tem o LABAUT (USP) e o LabEEE (UFSC) como colaboradores.

O BOSSA Time-Lapse é uma ferramenta de pesquisa usada para avaliação da satisfação dos ocupantes com o desempenho da Qualidade do Ambiente Interno (QAI) em ambientes de trabalho. O BOSSA Time-Lapse foi desenvolvido com uma estrutura flexivel, ramificada e integrada. O BOSSA Time-Lapse investiga:

 

 

Ocupantes respondem perguntas relacionadas as dimensões-chave da QAI, incluindo:

 

  • Qualidade do Ar
  • Conforto do Ambiente e do Edificio
  • Ruído & Privacidade
  • Conexão com Ambiente Externo
  • Manutenção da Edificio 
  • Espaço Individual
  • Conforto Térmico
  • Conforto Visual
  • Qualidade do Edificio e da Área de Trabalho, Produtividade & Saúde
  • Indoor Air Quality and Air movement 
  • Spatial comfort
  • Noise distraction and Privacy
  • Connection to Outdoor Environment
  • Building Image and Maintenance
  • Individual Space
  • Thermal Comfort
  • Visual Comfort
  • Health and Productivity

The University of Sydney:

 

Professor Richard de Dear

Diretor do IEQ Lab, de Dear é líder mundial na área de conforto ambiental e acumula decadas de experiência em pesquisa em Qualidade do Ambiente Interno (QAI), estudos em ambientes laboratoriais e de campo e normas de conforto ambiental internacionalmente. A contribuição do Prof de Dear para o desenvolvimento do modelo adaptativo permanece como um dos trabalhos mais influentes na área do conforto ambiental. 

 

 

Dr Christhina Candido

Professora em Tecnologia da Arquitetura, pesquisadora do IEQ Lab e líder do BOSSA. Arquiteta, possui doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil) é PhD em Environmental Science pela Macquarie University (Australia). Desenvolve pesquisa em QAI, Avaliação Pós-Ocupação (APO), design de escritórios (incluindo Activity-Based Working – ABW), conforto ambiental e ventilação natural.

 

 

Dr Jungsoo Kim

Pesquisador do IEQ Lab, possui doutorado em Architectural Science pela University of Sydney. Sua pesquisa foca em QAI e o impacto no conforto ambiental dos usuários, avaliação do desempenho de edifícios e soluções para o envelope de edifícios.

 

 

 

Dr Fan (Jessica) Zhang 

Pesquisadora do IEQ Lab, ela concluiu seu Bacharelado em Arquitetura na Xi’an Jiaotong University, na China em 2009 e concluiu o Mestrado em Tecnologia de Edificações Sustentáveis pela University of Nottingham em 2010 e pela Xi’an Jiaotong University em 2012. Possui doutorado em Architectural Science pela University of Sydney e sua pesquisa é relacionada ao conforto térmico do usuário, desempenho cognitivo e produtividade em ambientes laboratoriais e pesquisas de campo.

 

 

University of Technology, Sydney:

 

A/Professor Leena Thomas

ALíder da área de estudos Ambientais na Escola de Arquitetura da University of Technology em Sydney. Sua pesquisa tem como foco a interrogatória e praticas transformadoras contemporâneas de design alinhadas com as preocupações globais com as mudanças climáticas, carbono zero e ambientes com alta qualidade e desempenho. 

A EQUIPE DO BOSSA 

A equipe do BOSSA é composta por pesquisadores da The University of Sydney e da University of Technology, Sydney.

 

 

 

AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO:

BOSSA TIME-LAPSE

 

BOSSA TIME-LAPSE

Como parte da internacionalização do projeto e da ferramenta, o BOSSA Time-Lapse vai começar a ser utilizado no Brasil para estudos de Avaliação Pós-Ocupação em ambientes de escritório.

 

O projeto piloto iniciou em 2016 e vai durar por dois anos, tendo o objetivo de difundir a metodologia do BOSSA Time-Lapse, coletar dados para um banco de dados brasileiro e colaborações de pesquisa entre os pesquisadores do BOSSA e de instituições no Brasil. Pesquisadores brasileiros terão acesso ao BOSSA Time-Lapse sem custos. Gostaria de participar? Entre em contato com Dra Christhina Candido para mais informações.

PILOTO:

BOSSA BRASIL

USP - LABAUT

 

Professora Dra Alessandra Prata Shimomura

 

 

 

UFSC - LabEEE

 

Dra Renata De Vecchi

Professor Dr Roberto Lamberts

 

 

COLABORADORES NO  BRASIL

 BUILDING OCCUPANTS SURVEY SYSTEM AUSTRALIA

 

BOSSA